terça-feira, 31 de maio de 2016

Dia de Combate ao Câncer Bucal e Dia Mundial de Combate ao Fumo


O dia 31 de maio é o Dia de Combate ao Câncer de Boca e o Dia Mundial de Combate ao Fumo. 

O câncer de boca e o hábito de fumar estão diretamente relacionados. Por isso a data de hoje é tão importante, pois o combate ao fumo é uma das formas de ajudar a prevenir, entre inúmeras formas de câncer, o câncer de boca.
Em um único cigarro, existem aproximadamente 60 substâncias carcinogênicas. Não esqueça que, além do risco aumentado de doenças e morte nos fumantes, as pessoas ao seu redor, os fumantes passivos, também estão mais suscetíveis aos malefícios do cigarro. Felizmente, é possível parar de fumar e ajudar na prevenção de inúmeras doenças.


O câncer de boca atinge menos de 5% da população mundial. No Brasil, existe ainda um agravante que é a exposição constante aos raios solares. 
O câncer de lábio é mais frequente em pessoas com pele branca e o lábio inferior é mais suscetível à doença do que o superior. Em outras áreas da boca, o câncer está mais relacionado ao cigarro e ao álcool. O principal sintoma do câncer de boca é o aparecimento de feridas no local, que não cicatrizam no tempo normal. Outros sintomas são ulcerações superficiais e indolores, com sangramento ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa oral. Dificuldades para falar, mastigar ou engolir os alimentos, com acentuado emagrecimento, dor e presença de linfadenomegalia cervical (íngua no pescoço) são sinais de que o câncer está em estágio avançado.
A cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são, isolados ou associados, opções de tratamento do câncer de boca. 
Quanto mais precoce for diagnosticado o câncer de boca, maiores são as chances da sua cura.
Não deixe de consultar um médico.

#câncerdeboca #tabagismo #cancerbucal #cirurgiadecabecaepescoco


Fonte: Usina de saúde / www.sissaude.com.br / CliniOnco

Nenhum comentário:

Postar um comentário