sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O que é nódulo da Tireoide?

Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide. Nódulos são muito comuns. As chances de desenvolver nódulos aumenta à medida que você envelhece. Embora os sintomas não sejam comuns, um nódulo grande pode, às vezes, causar dor, rouquidão ou atrapalhar a engolir ou respirar.
Os médicos se preocupam com nódulos da tireoide porque eles podem às vezes ser cancerígenos. O câncer de tireoide é encontrado em cerca de 8% dos nódulos nos homens (8 em cada 100) e em 4% dos nódulos em mulheres. Assim, cerca de 90% dos nódulos de tireoide são benignos (não cancerosos).
A causa da maioria dos nódulos benignos não é conhecida, mas eles são, muitas vezes, encontrados em membros de uma mesma família. Em âmbito mundial, a deficiência de iodo na dieta é uma causa muito comum de nódulos.

Fonte: www.endocrino.org.br

Um comentário:

  1. Olá, Dr. Marcelo, tudo bem?
    Possuo dois nódulos na tireoide e são benignos. Fiz 3 alcoolizações em um deles na tentativa de diminuí-lo. Não consegui fazer no segundo pela localização estar difícil. Penso em retirá-lo, mas soube que não é possível retirar apenas o nódulo, acarretando problemas hormonais para toda a vida. As pesquisas recentes indicam isso mesmo? Esse álcool faz mal à saúde se for aplicado repetidas vezes?
    Agradeço muitíssimo.
    Luciana (Brasília-DF)

    ResponderExcluir